Recepção da FAO dispõe de uma Sala de Espera Acolhedora
Pacientes, alunos e servidores, ao chegarem na recepção da Faculdade de Odontologia (FAO/UFAM), podem usufruir da Sala de Espera Acolhedora, que visa tornar o ambiente acadêmico mais acolhedor e propício ao desenvolvimento humano. A iniciativa do Serviço Social da FAO integra o Programa Institucional de Extensão Universitária “Programa Saúde Integral da Faculdade de Odontologia” (PSI/FAO).
De acordo com o Serviço Social da FAO, para a implementação da Sala de Espera Acolhedora, são desenvolvidas inicialmente três ações: a disponibilização de leitura, a oferta de chá e a realização de atividades educativas. As atividades contemplam os diversos públicos: adultos, pessoas idosas e crianças que são atendidos nas clínicas, com uma linguagem e metodologia adequada à faixa etária.
A disponibilização de material de leitura para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas visa oferecer entretenimento durante a espera, agregar conhecimentos e aumentar a aceitabilidade do usuário ao tratamento. A oferta de chá objetiva tornar o ambiente de espera mais confortável e contribuir para a sensação de bem-estar dos usuários. As informações e orientações educativas em saúde e direitos sociais, por sua vez, buscam desenvolver práticas que disseminem o conhecimento e trocas de experiências e informações entre os profissionais de saúde e a comunidade.
A humanização dos serviços de saúde é um aspecto fundamental para garantir o bem-estar e a satisfação dos usuários. Nos serviços de saúde, a espera por atendimento pode ser uma experiência estressante e desgastante para os usuários, refletindo no processo de trabalho de todos os servidores e estudantes envolvidos no atendimento dentro e fora das clínicas e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem.
Redes Sociais