Histórico da FAO
A primeira experiência universitária bem sucedida em nosso país ocorreu no Estado do Amazonas com a fundação da Escola Livre de Manáos, a 17 de janeiro de 1908, em substituição à Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas, e que passou a denominar-se a partir de 13 de julho de 1913 de Universidade de Manaós. Vários cursos foram instalados de forma regimental em 15 de março de 1910, dentre estes os Cursos de Pharmácia e Odontologia. Nessa época o currículo era anual, formou dez alunos em 1910, quatro em 1912, quatro em 1913 e dois em 1914. Os estudos práticos das matérias componentes do Curso de Odontologia foram realizados em gabinetes odontológicos dos próprios professores e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, fato este modificado quando da inauguração dos Laboratórios de Prótese e Clínicas Odontológicas. O necrotério da Santa Casa de Misericórdia continuou a ser utilizado para o ensino prático de anatomia. A instituição foi mantida financeiramente pelos grandes produtores de borracha que montaram os cursos com equipamentos vindos da Europa. Apesar da desestruturação da Universidade de Manáos, em 1926, o Curso de Odontologia permaneceu ativo. Em 1º de maio do mesmo ano, os cursos foram agrupados formando a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 21 de dezembro de 1931, através do Ato nº 1.190, do Governador Waldemar Pedrosa, Secretário Geral do Estado, no exercício do cargo de Interventor Federal do Estado do Amazonas, “passou a ser um estabelecimento de ensino superior do Estado, sem dependência da Diretoria Geral da Instrução Pública” (D.O. nº10.995, de 21.12.1931).
Figura 1: HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA, Cenário de prática das primeiras turmas de Odontologia do ano de 1910.
Fonte: http://catadordepapeis.blogspot.com.br/2013/09/manaus-anos-1930-2.html |
Figura 2: IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS LOCAL ONDE FUNCIONOU A FACULDADE DE ODONTOLOGIA
A crise que sofreu o Estado do Amazonas, no que se refere à produção de borracha, proporcionou o encerramento de vários cursos, exceto o Curso de Direito. Após um grande interstício verificado sobre o Ensino Superior no Amazonas, houve a necessidade de formação profissional na área de odontologia. Assim, os interessados na formação profissional na área de odontologia deslocavam-se para estudar em outros centros do País e do Exterior. Este processo ocorreu até a criação da Fundação Universidade do Amazonas pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República João Goulart. O Curso de Odontologia foi criado em 1966, através da Lei nº 4.069-A, de 12 de junho de 1962 e reconhecido através do Decreto nº 71.768, de 26 de janeiro de 1973, com a publicação do Diário Oficial da União em 29.01.1973. O primeiro Concurso de Habilitação para o Curso de Odontologia ocorreu em 1966 nas dependências do Colégio Estadual D. Pedro II, sito à Avenida 7 de setembro - Centro de Manaus. O conteúdo do processo seletivo versava sobre as disciplinas Português, Biologia, Física e Química, sendo opcional o Inglês ou o Francês e havia dez concorrentes. Em 1969, a Universidade Federal do Amazonas outorgou grau para a 1ª Turma do Curso de Graduação em Odontologia.
1ª – Turma de formandos – 1966/1969
Aldemar de Araújo Lima
Adelson de Souza Lima
Antonio Orlando
Orthemisia Octávio Costa
Raimundo Paulo de Paiva
Waldemar de Oliveira Marques.
O Curso de Odontologia possuía uma Estrutura Administrativa Departamental que compreendia: Departamento de Odontologia Social, Departamento de Estomatologia e Departamento de Reabilitação Bucal. No dia 23 de maio de 1966, o Professor Mário Augusto Pinto de Moraes, Diretor da Faculdade de Medicina, nas dependências do antigo Grupo Escolar Plácido Serrano, sito à Rua Emilio Moreira, nº 1330 – Praça 14 de janeiro, onde também funcionou os cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia, ministrou a primeira aula teórica para os alunos. A Faculdade de Farmácia e Odontologia funcionou, em 1966, onde atualmente é o prédio da Biblioteca Central ao lado da Faculdade de Odontologia, conforme foto abaixo.
Fonte: Foto conseguida por intermédio do Dr. Rozenaldo Tavares da Silva |
Figura 4: Faculdade de Farmácia e Odontologia /Universidade do Amazonas – UA (1966)
A Clínica Odontológica e Laboratório de Prótese Dentária no ano de 1967, foram instaladas em sede provisória localizada na Avenida Joaquim Nabuco, nº 2419 – Centro. A Faculdade de Farmácia e Odontologia foi transferida para o bairro de Nossa Senhora de Aparecida, antiga casa dos padres americanos redentoristas, situada na Rua Alexandre Amorim, nº330, que tinha em suas instalações: Secretaria Acadêmica/Administrativa, salas de aula e Laboratórios de: Prótese, Dentística e Radiologia, ficando o Ambulatório Araújo Lima, situado na Rua Afonso Pena - Praça 14, destinado para as aulas ambulatoriais com 12 consultórios sob a supervisão clínica dos professores do quadro da Faculdade e apoio logístico dos técnicos.
Fonte: Brito, 2004 |
Figura 5: PRÉDIO DA RUA ALEXANDRE AMORIM, 330 – BAIRRO DE APARECIDA
Fonte: Arquivo próprio |
Figura 6: PRÉDIO AMBULATÓRIO ARAÚJO LIMA
O art. 1º da Resolução nº32/CONSUNI, de 14/06/1972, concedeu autonomia Administrativa e Didática ao Curso de Odontologia, desvinculando-o da Faculdade de Farmácia, até então subordinada ao Curso de Farmácia, sendo o Professor Manoel Bastos Lira, Vice-Diretor da FCS/UA. A partir daí, o Curso de Odontologia obteve assento ao Conselho Universitário da Universidade do Amazonas, com direito a voz e voto. Em de 04 de outubro de 1976, através da Portaria nº 614/1976 foi criada a Faculdade de Ciências da Saúde da Fundação Universidade do Amazonas que passou a englobar administrativamente os Cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia. Em 1980, na Administração do Reitor Professor Octávio Hamilton Botelho Mourão e do Professor Walter Corrêa de Góes, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, tendo como Coordenador Prof. José Fortunato de Oliveira, o Curso de Odontologia foi transferido para a área da Faculdade de Ciências da Saúde, na Av. Ayrão (hoje, Avenida Ministro Waldemar Pedrosa), nº 1539, cujas instalações possuíam, dentre outras dependências, Ambulatórios com capacidade de 30 consultórios; Laboratórios: de Pesquisa, Materiais Dentários, Prótese e Escultura Dental, Dentística e Endodontia, Ortodontia e Periodontia; Centro Cirúrgico; Sala de Radiografia; Sala de Revelação e de Interpretação radiográfica; Sala de enfermagem; Sala de Esterilização. 02 (duas) salas de aulas teóricas. Com relação à Administração: Coordenadoria, Secretaria, Sala de Reprografia; Sala de Recepção e Triagem, Assistência Social, Sala de Manutenção. Em 2005, o então Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Prof. Carlos Augusto Telles de Borborema constituiu a Comissão de desmembramento dos Cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia, através da Portaria n0 032/2005-FCS, composta pelos seguintes membros:
Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira
Suplente Profa Maria das Graças Marrocos de Oliveira
Profa. Dra. Lenise Socorro Benarrós de Mesquita
Suplente Cinthia Tereza Corrêa da Silva
Prof. Takeo Siosaki
Suplente Neila Falcone Bonfim
Acad Fabian Costa dos Santos
Acad Heleno Lima Serrão
Acad Raul Alves Neto
A Portaria n0 033/2005-FCS designou o Coordenador do Curso, Professores e representantes discentes para comporem a Sub-Comissão que elaborou o projeto de desmembramento do Curso de Odontologia em Faculdade, com os seguintes membros:
Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira – Presidente
Profa. Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo
Profa. Maria das Graças Marrocos de Oliveira
Prof. Paulo Jacob São Thiago
Acad. Fabian Costa dos Santos
Em 25 de junho de 2007, através da Resolução nº074/2007-CONSUNI foi aprovado o desmembramento da Faculdade de Ciências da Saúde-FCS/UFAM, constituída pelos Cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina, sendo extinta a Faculdade de Ciências da Saúde. A Reunião do Conselho Universitário ocorreu no Plenário Abraham Moyses Cohen, da Universidade Federal do Amazonas, em sessão presidida pelo Prof. Dr. Hidembergue Ordozgoith da Frota, Reitor da Universidade Federal do Amazonas. Nesta época, o Curso estava sob a Coordenação da Profª Maria Fulgência Costa Lima Bandeira e encontrava-se em fase de ampliação de suas clínicas sendo construída a Clínica III, com 18 novos equipos a qual foi inaugurada no inicio da transformação do Curso de Odontologia em Faculdade de Odontologia. Em decorrência do Projeto REUNI-Reestruturação das Universidades do Governo Federal, novas necessidades e novos desafios foram postos para o crescimento do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas, que hoje é considerado um dos melhores cursos da Instituição e bem conceituado em nível nacional – Conceito 4 - do Ministério da Educação – MEC. Assim, ocorreu a ampliação da estrutura física e aquisição de novos equipamentos na administração do Reitor Prof. Dr. Hidembergue Ordozgoith da Frota. Esta reestruturação permitiu que a Faculdade de Odontologia tenha atualmente 03 (três) Clínicas Odontológicas com 52 (cinquenta e dois) Equipos Odontológicos completos, 1 (um) Centro Cirúrgico, Setor de Radiologia, Setor de Enfermagem, Recepção, Sala de Prontuário e Serviço Social, Sala de Vídeo Conferência e Escovódromo. Essa infra-estrutura é destinada ao apoio das atividades teórico/práticas direcionadas ao ensino de Graduação e Pós-graduação.
Em relação a formação de recursos humanos, a Universidade Federal do Amazonas, na gestão da Reitora Profa. Dra. Márcia Perales Mendes Silva, investiu na qualificação docente dos Professores da Faculdade de Odontologia com a implementação do Doutorado Interinstitucional - DINTER com a Faculdade de Odontologia de Araraquara/FOAr – UNESP e apoiou a criação do 1º Curso de Mestrado em Odontologia no Estado, 2º da Região Norte, com 4 linhas de pesquisas: Fitoterápicos em Odontologia; Promoção de Saúde: Epidemiologia, Promoção e Prevenção em Saúde Bucal; Materiais Odontológicos: Endodontia e Materiais Restauradores; Etiologia, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Bucais vislumbrando a formação de recursos humanos qualificados para atuar na clínica diária, bem como para multiplicar esse conhecimento pela atuação desses egressos em outras instituições de ensino, cumprindo o compromisso social da Universidade. Com a criação da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, a Universidade Federal do Amazonas acrescentou ao seu tripé de atividade a inovação tecnológica, fortalecendo ainda mais as linhas de pesquisa já existentes. O Curso de Odontologia vem desenvolvendo vários projetos de ensino, pesquisa e inovação tecnológica financiados por agências de fomento como o Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazona – FAPEAM e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que possibilita aquisição de equipamentos para infraestrutura dos Laboratórios de Pesquisa e de Microbiologia Oral da Faculdade de Odontologia. Além de manter parcerias em projetos com outras Instituições de Ensino e Pesquisa. A extensão é muito presente na Odontologia. Os discentes participam voluntariamente ou como bolsistas em vários projetos de extensão coordenados pelos docentes. Dentre os projetos citamos:
Projetos de Extensão |
Abrigo Sorridente |
Biobanco da Faculdade de Odontologia |
Céu da Boca |
Construindo Sorriso |
Estendendo Sorrisos |
Estômato: Prevenindo, Diagnosticando e Tratando. |
FAO On Line |
Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial |
Liga Acadêmica de Endodontia |
Odonto Kids – Prevenindo com Alegria |
Odonto Segura |
Odontologia Hospitalar |
Proface |
Sorriso e Percepção |
Sorriso Esperança |
Sorriso Esperança |
Sorriso sem Trauma |
Viver sem Cárie |
A gestão administrativa e didático-pedagógica do curso, no transcorrer de sua existência, passou por várias reformulações. Abaixo são descritos os Gestores do Curso de Odontologia:
DIRETORES E VICE-DIRETORES
Diretor |
Período |
Vice-Diretor |
Prof. Astrolábio Passos |
1909/1010 |
Prof. Galdino Martins de Souza Ramos |
Prof. Galdino Martin s de Souza Ramos |
1910 |
|
Prof. Manoel Bastos Lira |
1966/1975 |
Prof. Francisco da Costa Fernandes |
DIREÇÃO, COORDENAÇÃO ACADÊMICA E COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
Gestão |
Diretoria |
Coordenação Acadêmica |
Coordenação de Ensino de Graduação |
Coordenação Administrativa |
2007 a 2011 |
Profa. Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo |
Profa. Dra. Nikeila Chacon de Oliveira Conde |
Profa. Dra. Flávia Cohen Carneiro Pontes |
TAE Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira |
2012 a 2015 |
Profa. Dra. Nikeila Chacon de Oliveira Conde |
Profa. Dra. Flávia Cohen Carneiro Pontes |
Prof. Dr. Emílio Carlos Sponchiado Junior Profa. Dra. Tânia Cristina Chicre Alcântara de Brito |
TAE Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira |
2016 a 2019 |
Prof. Dr. José Eduardo Gomes Domingues |
Profa. Dra. Carina Toda |
Prof. Dr. Ary de Oliveira Alves Filho |
TAE Benigno de Souza Santos Junior |
2020 a 2023 | Prof. Dr. José Eduardo Gomes Domingues | Profa. Dra. Carina Toda | Prof. Dr. Erivan Clementino Gualberto Júnior | TAE Ronilda da Costa Otero |
SECRETÁRIOS DE CURSO:
Helvécio Nogueira
Lana de Lis de Borborema Blach
Guataçara Martins
Edna Maria Machado de Aragão
Valdenice Brasil
Valder Gurgel Lima
Julio Roberto Barros Filho
Ezequiel dos Santos Brasil
Benigno de Souza Santos Junior
Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira
PROFESSORES EFETIVOS (2024):
Aida Renée Assayag Hanan
Adriana Corrêa de Queiroz
Álvaro Hafiz Cury
Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath
Ângela Delfina Bittencourt Garrido
Andrezza Lauria de Moura
Ary de oliveira Alves Filho
Carina Toda
Cláudia Andrea Corrêa Garcia Simões
Emílio Carlos Sponchiado Junior
Erivan Clementino G. Junior
Eudes Francisco da Silva Cunha
Flávia Cohen Carneiro Pontes
Giorge Pessoa de Jesus
Gustavo Henrique D. Pimentel
Janete Maria Rebelo Vieira
João Paulo Schwartz
José Eduardo Gomes Domingues
Juliana Vianna Pereira
Leandro de Moura Martins
Luciana Mendonça da Silva
Maria Augusta Bessa Rebelo
Miriam Raquel Ardigó Westphal
Nikeila Chacon de Oliveira Conde
Patrícia Pinto Lopes
Patrick Rocha Osborne
Pollyanna Oliveira Medina
Simone Assayag Hanan
Thyago Leite Campos de Araújo
Yan Nogueira Leite de Freitas
PROFESSORES SUBSTITUTOS (2024):
Eduardo da Costa Nunes
Paula de Oliveira Cunha
PROFESSORES QUE FIZERAM PARTE DO QUADRO DOCENTE
Alfredo Augusto da Matta; Álvaro de Castro Gonçalves; Álvaro Guimarães Maia, Anchises Cabral Raposo da Câmara; Antonio Prudêncio de Lima; Arlindo Frota; Astrolábio Passos; Djalma Batista; Ewerton Helder Bentes de Castro; Egas Carlos Duarte; Flávio de Castro; Galdino Martins de Souza Ramos; Gentil augusto; Airton Costa; Alberto Mesquita de Alcântara; Altevir Martins Costa; Antonio Carlos do Carmo;Antonio Sérgio da Costa; Arnaldo Ramos de Oliveira; Cromwell Vasconcelos Padilha; Elizeu Zorrilha Cardoso Gomes; Geraldo Augusto Chiapnotto; Haro Ferreira de Oliveira; Humberto Lopes do Nascimento; Ila José Lima Lopes; Joacy Silva Saraiva; João Batista Filgueiras de Noronha; José Antonio Nunes de Melo; Max Eduardo Barroso de Amorim; Janaína Silva Martins Humberto, José Carlos Soares Maia; Jeconias Câmara, José Jorge M. Aucar; José Stalin de Andrade; Juçara Jardine Guerra Marcelice; Luiz Olavo Ferreira Montenegro; Maria das Graças Marrocos de Oliveira; Maria Helena Alves Fernandes; Maria Ierecê Tavora de Albuquerque Taveira; Nazadir Sapucaia; Nícia Marques de Almeida Oliveira Lima; Regina Lúcia Caldowell Ribeiro; Terezinha de Jesus Colares de Carvalho Paiva, Ricardo José Torquato de Paiva; Samuel Isaac Aguiar; Sandra Maria Nunes de Melo; Sergio Antonio de Freitas Fortes; Sérgio Bier; Tânia de Miranda Chicre Alcantara; Valter Serrão Piccinini; Paulo Jacob São Thiago; Waldemar da Costa Gonçalves Filho (verificar); Vania Maria A. Fortes;Max Eduardo Barroso de Amorim, Ewerton Helder Bentes de Castro; Celso Tinoco Cavalcante; Daniel Lungareze; Maria Fulgência Costa Lima Bandeira; Suzana Goya.
PROFESSORES FALECIDOS
Geronymo Ribeiro; Jair Machado Santos da Rocha; João Antonio da Silva; João Lúcio P. Machado; João Luiz Ribeiro Mendonça; João Ricardo Gomes de Araújo; João de Oliveira Freitas; Jorge de Moraes; José augusto de Magalhães; José Francisco de Araújo Lima; Lauro Evangelista Cavalcante; Luiz de Melo França; M. J. Ribeiro Cunha; Manoel V. de Berredo; Mário Augusto Pinto de Moraes; Milton Sapha Kizen; Raymundo Sá Antunes; Rodolfo Cavalcante de Souza; Sebastião Barroso Nunes, Sebastião de Souza Filho; Turiano Meira; Virgílio Ramos; Wellington Hernani Sampaio Callado; Eucymar de Souza Bittencourt; José Florentino dos Santos; Francisco Floro Uchôa; Agnelo Bittencourt Neto; Cristovão de Magalhães Gomes; Tânia Cristina Chicre Alcântara de Brito.
PROFESSORES SUBSTITUTOS E VOLUNTÁRIOS
O Curso de Odontologia tem participação em suas atividades de ensino de Professores Substitutos e Voluntários. Assim, manifestamos nossos especiais agradecimentos aos que contribuíram e atualmente continuam transmitindo aos nossos alunos um dos bens mais preciosos: O conhecimento.
PROFESSORES DO CICLO BÁSICO E DEMAIS ÁREAS
Ao longo de sua história, o Curso de Odontologia possui em sua estrutura curricular disciplinas ofertadas pelos Institutos de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências e Letras e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Assim, manifestamos a todos os professores nosso agradecimento pela dedicação.
Técnicos-Administrativos Ativos (2024)
Abrahim Habiakel Freitas Quara
Adriano da Silva Almeida
Carmem Eremita de Souza Sampaio
Caroline Lacerda Costa
Daiara Colpani
Daniel Robert Castro da Silva
Danielle Cristina Cândido Maia
Deisy Carloane Farias de Almeida
Elaine Runa de Barros
Elzilene Paiva Garcia
Hélio de Paula Medeiros
Ingrid Câmara Areque
Íris Delmar de Oliveira
Josué Teixeira de Freitas
Lindomar Freitas de Farias
Márcio Nogueira de Oliveira
Maria Emília Santos Siqueira
Migcaelle Lidianne Santos Crescencio
Pedro Henrique Costa Silva
Rodrigo de Sousa Marques
Ronilda da Costa Otero
Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira
Suellen Regina de Freitas Ferreira
Vanessa de Paula Costa
Técnicos Administrativos e Assistenciais que prestaram serviço no Curso de Odontologia
Terezinha Guimarães Costa,Ailza Vilaça Pereira, Maria Diva Camurça de Menezes, Augusto Vaci de Souza Craveiro, Joana DarcNogueira; João Jurema Cruz de Oliveira, Lázaro de Oliveira Basílio, Antonio Natal Afonso; Maria Delmair de Souza Bezerra; Marlene Queiroz dos Santos, Raimundo Miranda Salles, Rosineire Nascimento Aragão Valdenice Brasil, Paulo Oberto dos Anjos Feitosa, Hilde de Araújo Filho; Ernesto Lourenço; Karla Nogueira; Alice das Neves Fernandes;José Santana de Souza, Maria de Lourdes Braga Castelo Branco, José Luiz da Silva Trindade;Vera Lúcia Mussa Dib, Danilo Pires, Lizete de Souza Oliveira, Milton Farias Felix, Ronaldo Pontes Ferreira, Jeane Delize G. da Silveira, Edna Maria Machado, SuzetePires, Francisco Ézio Viana de Oliveira,Francisco Lima Lemos, Flávia Natalia Rosas Martins (à disposição) Arminda Mourão (à disposição)Marilúcia dos Santos Silva,Adib da Silva Atem, Jarlyson Ramos, Ednelza Maria Moraes, Maria das Graças Silva Melo Maria das Graças Louzeiro, Raimunda NonatoCastro Sampaio, Alvaro de Souza, Marlene Guedes de Oliveira, Elisa Mara Pereira da Costa, Lenilson da Silva, Ritaclay Marques Peres; Julio Roberto Barros da Silva, Issac Penafort, José Geraldo Pinheiro de Souza, Edna de Fátima Reis; José Humberto Duarte Arnold. Leopoldino Lourenço Araújo da Silva,Karla Regina Nogueira; Raimundo Nonato da Cunha Azevedo, Orivan Albuquerque de Oliveira Petronio Silveira Quintelo; Francisco Nobrega; Raimundo da Glória Pereira, Ana Maria Mesquita de Alcântara; Maria Aparecida Granda, Maria Auxiliadora Barbosa Ferreira; Aurimar Gonçalves Lima, Maria Rosineide Cerdeira Carvalho, Luiz Antonio Cardoso de Oliveira, Edna Viana de Oliveira, Juarez de Carvalho Botelho, Jonas Araújo; Maria do Perpetuo Socorro da Silva Picanço; Maria das Dores Carneiro da Cruz, Ezequiel dos Santos Brasil; Francisco das Chagas Silva, Sara Santos da Costa; Antônio Guedes de Oliveira; Arlete da Silva Ribeiro; Benigno de Souza Santos Junior; Flaviana Miranda da Silva de Sá; Francisca da Silva Araújo; Leonice Soares da Silva; Luiz Alberto Moraes Cruz; Manoel Silva de Aquino; Paulo Eduardo Pereira Lima; Pedro Paulo Valente Mateus; Ronaldo Vitoriano Bastos.
Falecidos
Luiz Farias Tavares; Ivete Rebouças do Nascimento; José Carlos da Silva e Souza; Maria Eugênia Lahan de Andrade; Ernestina Araújo de Souza; Maria Cariné Oliveira Tetenge; Maria Ocirema de Souza Canizo; Aluízio de Oliveira Guedes; Evanildo da Silva Uchôa; Idalécia Pacheco; Raimundo Rosas Lira.
Redes Sociais