Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico da FAO
Início do conteúdo da página

Histórico da FAO

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 16h29 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 19h12 | Acessos: 215

Breve Histórico

                        A primeira experiência universitária bem sucedida em nosso país ocorreu no Estado do Amazonas com a fundação da Escola Livre de Manáos, a 17 de janeiro de 1908, em substituição à Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas, e que passou a denominar-se a partir de 13 de julho de 1913 de Universidade de Manaós.

                        Vários cursos foram instalados de forma regimental em 15 de março de 1910, dentre estes os Cursos de Pharmácia e Odontologia. Nessa época o currículo era anual, formou 10 (dez) alunos em 1910, 04 (quatro) em 1912, 04 (quatro) em 1913 e 02 (dois) em 1914.

                        O estudo prático das matérias componentes do Curso de Odontologia foram realizadas em gabinetes odontológicos dos próprios professores e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, fato este modificado quando da inauguração dos Laboratórios de Prótese e Clínicas Odontológicas. O necrotério da Santa Casa de Misericórdia continuou a ser utilizado para o ensino prático de anatomia. A instituição foi mantida financeiramente pelos grandes produtores de borracha que montaram os cursos com equipamentos vindos da Europa.

                        Apesar da desestruturação da Universidade de Manáos, em 1926, o Curso de Odontologia permaneceu ativo. Em 1º de maio do mesmo ano, os cursos foram agrupados formando a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 21 de dezembro de 1931, através do Ato nº 1.190, do Governador Waldemar Pedrosa, Secretário Geral do Estado, no exercício do cargo de Interventor Federal do Estado do Amazonas, “passou a ser um estabelecimento de ensino superior do Estado, sem dependência da Diretoria Geral da Instrução Pública” (D.O. nº10.995, de 21.12.1931). 

Figura 1: HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA, Cenário de prática das primeiras turmas de Odontologia do ano de 1910.

 

Fonte: http://catadordepapeis.blogspot.com.br/2013/09/manaus-anos-1930-2.html

Figura 2: IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS LOCAL ONDE FUNCIONOU A FACULDADE DE ODONTOLOGIA

 

                        A crise que sofreu o Estado do Amazonas, no que se refere à produção de borracha, proporcionou o encerramento de vários cursos, exceto o Curso de Direito.

                        Após um grande interstício verificado sobre o Ensino Superior no Amazonas, houve a necessidade de formação profissional na área de odontologia. Assim, os interessados na formação profissional na área de odontologia deslocavam-se para estudar em outros centros do País e do Exterior.

                        Este processo ocorreu até a criação da Fundação Universidade do Amazonas pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República João Goulart. O Curso de Odontologia foi criado em 1966, através da Lei nº 4.069-A, de 12 de junho de 1962  e reconhecido através do Decreto nº 71.768, de 26 de janeiro de 1973, com a publicação do Diário Oficial da União em 29.01.1973.

                        O primeiro Concurso de Habilitação para o Curso de Odontologia ocorreu em 1966 nas dependências do Colégio Estadual D. Pedro II, sito à Avenida 7 de setembro - Centro de Manaus. O conteúdo do processo seletivo versava sobre as disciplinas Português, Biologia, Física e Química, sendo opcional o Inglês ou o Francês e havia 10 (dez) concorrentes.

                        Em 1969, a Universidade Federal do Amazonas outorgou grau para a 1ª Turma do Curso de Graduação em Odontologia.

1ª – Turma de formandos – 1966/1969

Aldemar de Araújo Lima

Adelson de Souza Lima

Antonio Orlando

Orthemisia Octávio Costa

Raimundo Paulo de Paiva

Waldemar de Oliveira Marques.

                        O Curso de Odontologia possuía uma Estrutura Administrativa Departamental que compreendia: Departamento de Odontologia Social, Departamento de Estomatologia e Departamento de Reabilitação Bucal.

                        No dia 23 de maio de 1966, o Professor Mário Augusto Pinto de Moraes, Diretor da Faculdade de Medicina, nas dependências do antigo Grupo Escolar Plácido Serrano, sito à Rua Emilio Moreira, nº 1330 – Praça 14 de janeiro, onde também funcionou os cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia, ministrou a primeira aula teórica para os alunos.

                        A Faculdade de Farmácia e Odontologia funcionou, em 1966,  onde atualmente é o prédio da Biblioteca Central ao lado da Faculdade de Odontologia, conforme foto abaixo.

Fonte: Foto conseguida por intermédio do Dr. Rozenaldo Tavares da Silva

 

Figura 4: Faculdade de Farmácia e Odontologia /Universidade do Amazonas – UA (1966)

 

                        A Clínica Odontológica e Laboratório de Prótese Dentária no ano de 1967, foram instaladas em sede provisória localizada na Avenida Joaquim Nabuco, nº 2419 – Centro.

                        A Faculdade de Farmácia e Odontologia foi transferida para o bairro de Nossa Senhora de Aparecida, antiga casa dos padres americanos redentoristas, situada na Rua Alexandre Amorim, nº330, que tinha em suas instalações: Secretaria Acadêmica/Administrativa, salas de aula e Laboratórios de: Prótese, Dentística e Radiologia, ficando o Ambulatório Araújo Lima, situado na Rua Afonso Pena - Praça 14, destinado para as aulas ambulatoriais com 12 consultórios sob a supervisão clínica dos professores do quadro da Faculdade e apoio logístico dos técnicos.

Fonte: Brito, 2004

Figura 5: PRÉDIO DA RUA ALEXANDRE AMORIM, 330 – BAIRRO DE APARECIDA

 

 

 

Fonte: Arquivo próprio

 Figura 6: PRÉDIO AMBULATÓRIO ARAÚJO LIMA

 

                        O art. 1º da Resolução nº32/CONSUNI, de 14/06/1972, concedeu autonomia Administrativa e Didática ao Curso de Odontologia, desvinculando-o da Faculdade de Farmácia, até então subordinada ao Curso de Farmácia, sendo o Professor Manoel Bastos Lira, Vice-Diretor da FCS/UA.  A partir daí, o Curso de Odontologia obteve assento ao Conselho Universitário da Universidade do Amazonas, com direito a voz e voto.

                        Em de 04 de outubro de 1976, através da Portaria nº 614/1976 foi criada a Faculdade de Ciências da Saúde da Fundação Universidade do Amazonas que passou a englobar administrativamente os Cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia.

                        Em 1980, na Administração do Reitor Professor Octávio Hamilton Botelho Mourão e do Professor Walter Corrêa de Góes, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, tendo como Coordenador Prof. José Fortunato de Oliveira, o Curso de Odontologia foi transferido para a área da Faculdade de Ciências da Saúde, na Av. Ayrão (hoje, Avenida Ministro Waldemar Pedrosa), nº 1539, cujas instalações possuíam, dentre outras dependências, Ambulatórios com capacidade de 30 consultórios; Laboratórios: de Pesquisa, Materiais Dentários, Prótese e Escultura Dental, Dentística e Endodontia, Ortodontia e Periodontia; Centro Cirúrgico; Sala de Radiografia; Sala de Revelação e de Interpretação radiográfica; Sala de enfermagem; Sala de Esterilização.  02 (duas) salas de aulas teóricas. Com relação à Administração: Coordenadoria, Secretaria, Sala de Reprografia; Sala de Recepção e Triagem, Assistência Social, Sala de Manutenção.

                        Em 2005, o então Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Prof. Carlos Augusto Telles de Borborema  constituiu a Comissão de desmembramento dos Cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia, através da Portaria n0 032/2005-FCS, composta pelos seguintes membros:

Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

Suplente Profa Maria das Graças Marrocos de Oliveira

Profa. Dra. Lenise Socorro Benarrós de Mesquita

Suplente Cinthia Tereza Corrêa da Silva

Prof. Takeo Siosaki

Suplente Neila Falcone Bonfim

Acad Fabian Costa dos Santos

Acad Heleno Lima Serrão

Acad Raul Alves Neto

                        A Portaria n0 033/2005-FCS designou o Coordenador do Curso, Professores e representantes discentes para comporem a Sub-Comissão que elaborou o projeto de desmembramento do Curso de Odontologia em Faculdade, com os seguintes membros:

Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira – Presidente

Profa. Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo

Profa. Maria das Graças Marrocos de Oliveira

Prof. Paulo Jacob São Thiago

Acad. Fabian Costa dos Santos

                        Em 25 de junho de 2007, através da Resolução nº074/2007-CONSUNI foi aprovado o desmembramento da Faculdade de Ciências da Saúde-FCS/UFAM, constituída pelos Cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina, sendo extinta a Faculdade de Ciências da Saúde. A Reunião do Conselho Universitário ocorreu no Plenário Abraham Moyses Cohen, da Universidade Federal do Amazonas, em sessão presidida pelo Prof. Dr. Hidembergue Ordozgoith da Frota, Reitor da Universidade Federal do Amazonas. Nesta época, o Curso estava sob a Coordenação da Profª Maria Fulgência Costa Lima Bandeira e encontrava-se em fase de ampliação de suas clínicas sendo construída a Clínica III, com 18 novos equipos a qual foi inaugurada no inicio da transformação do Curso de Odontologia em Faculdade de Odontologia.

                        Em decorrência do Projeto REUNI-Reestruturação das Universidades do Governo Federal, novas necessidades e novos desafios foram postos para o crescimento do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas, que hoje é considerado um dos melhores cursos da Instituição e bem conceituado em nível nacional – Conceito 4 - do Ministério da Educação – MEC.

                        Assim, ocorreu a ampliação da estrutura física e aquisição de novos equipamentos na administração do Reitor Prof. Dr. Hidembergue Ordozgoith da Frota. Esta reestruturação permitiu que a Faculdade de Odontologia  tenha atualmente 03 (três) Clínicas Odontológicas com  52 (cinquenta e dois) Equipos Odontológicos completos, 1  (um) Centro Cirúrgico,  Setor de Radiologia, Setor de Enfermagem,  Recepção, Sala de Prontuário e Serviço Social, Sala de  Vídeo Conferência e Escovódromo.  Essa infra-estrutura é  destinada ao apoio das atividades teórico/práticas direcionadas ao ensino de Graduação e Pós-graduação.  Os pacientes são previamente selecionados, oriundos do Estado do Amazonas, Municípios e Estados vizinhos , principalmente pacientes  de baixo poder aquisitivo.

                        Em relação à formação de recursos humanos, a Universidade Federal do Amazonas, na gestão da Reitora Profa. Dra. Márcia Perales Mendes Silva, investiu na qualificação docente dos Professores da Faculdade de Odontologia com a implementação do Doutorado Interinstitucional - DINTER com a Faculdade de Odontologia de Araraquara/FOAr – UNESP e apoiou a criação do 1º Curso de Mestrado em Odontologia no Estado, 2º da Região Norte, com 4 linhas de pesquisas: Fitoterápicos em Odontologia; Promoção de Saúde: Epidemiologia, Promoção e Prevenção em Saúde Bucal; Materiais Odontológicos: Endodontia e Materiais Restauradores; Etiologia, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Bucais vislumbrando a formação de recursos humanos qualificados para atuar na clínica diária, bem como para multiplicar esse conhecimento pela atuação desses egressos em outras instituições de ensino, cumprindo o  compromisso social da Universidade.

                        Com a criação da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, a Universidade Federal do Amazonas acrescentou ao seu tripé de atividade a inovação tecnológica, fortalecendo ainda mais as linhas de pesquisa já existentes. O Curso de Odontologia vêm desenvolvendo vários projetos de ensino, pesquisa e inovação tecnológica financiados por agências de fomento como o  Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazona – FAPEAM e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que possibilita aquisição de equipamentos para infraestrutura dos Laboratórios de Pesquisa e de Microbiologia Oral da Faculdade de Odontologia. Além de manter parcerias em projetos com outras Instituições de Ensino e Pesquisa.

                        A extensão é muito presente na Odontologia. Os discentes participam voluntariamente ou como bolsistas em vários projetos de extensão coordenados pelos docentes. Dentre os projetos citamos:

Projetos de Extensão

Abrigo Sorridente

Biobanco da Faculdade de Odontologia

Céu da Boca

Construindo Sorriso

Estendendo Sorrisos

Estômato: Prevenindo, Diagnosticando e Tratando.

FAO On Line

Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial

Liga Acadêmica de Endodontia

Odonto Kids – Prevenindo com Alegria

Odonto Segura

Odontologia Hospitalar

Proface

Sorriso e Percepção

Sorriso Esperança

Sorriso Esperança

Sorriso sem Trauma

Viver sem Cárie

                        A Gestão Administrativa e didático-pedagógica do Curso, no transcorrer de sua existência,  houve  várias reformulações, respondendo como Diretor do Curso, os Diretores da Unidade FCS, dentre os quais destacamos  o Prof Paulo Jacob São Thiago, ex-Diretor da FCS no ano de 2006 e Profª Dra. Maria das Graças Marrocos de Oliveira, que atuou como Vice-Diretora da FCS, na gestão do Prof Carlos Augusto Teles de Borborema, ambos docentes efetivos do quadro da Odontologia.  Abaixo são descritos os Gestores do Curso de Odontologia:

DIRETORES E VICE-DIRETORES

Diretor

Período

Vice-Diretor

Prof. Astrolábio Passos                                                   

1909/1010

Prof. Galdino Martins de Souza Ramos

Prof. Galdino Martin s de Souza Ramos       

1910

 

Prof. Manoel Bastos Lira                              

1966/1975

  Prof. Francisco da Costa Fernandes

COORDENADORES DE CURSO

Coordenador (a)

Período

José Fortunato de Oliveira; Airton Costa; Francisco Floro Uchôa; Benedito Taveira dos Santos, João Luiz Ribeiro Mendonça; Alberto Mesquita de Alcântara; Cromwell Vasconcelos Padilha; José Stalin de Andrade.

1972  a  1984

Antonio Sérgio da Costa

1985-1986

Maria Helena Alves Fernandes

1987 -1988

Eudes Francisco da Silva Cunha;

1989-1990

Fábio José Tenório Neves; 

1991-1993

Profa. Dra. Maria das Graças Marrocos de Oliveira

1994-1996

Prof. Dr Ewerton Helder Bentes de Castro

1997 – 2000

Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

2001 – 2007


CHEFES DE DEPARTAMENTOS NO PERÍODO DE 1972 A 2007

DEPARTAMENTOS

CHEFES DE DEPARTAMENTO

 

 

DEPARTAMENTO DE

REABILITAÇÃO BUCAL

Prof. Cromwell Vasconcelos Padilha;

Prof. João Luiz Ribeiro Mendonça;

Prof. Dr. Benedito Taveira dos Santos;

Prof. MSc  Antonio Sérgio da Costa

Profª Regina Lúcia Caldowell Ribeiro

Prof. Dr. Eudes Francisco da Silva Cunha

Profª  Drª Patrícia Pinto Lopes

 

 

DEPARTAMENTO DE

 ESTOMATOLOGIA

Prof. José Stalin de Andrade.

Prof. Sebastião de Souza Filho

Prof. Dr. Alberto Mesquita de Alcântara

Profa. Maria Helena Alves Fernandes

Prof Paulo Jacob São Thiago

Profa. Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo

 

DEPARTAMENTO DE

ODONTOLOGIA SOCIAL

Prof. José Fortunato de Oliveira

Profa. Dra. Maria das Graças Marrocos de Oliveira

Prof. Dr. Jair Machado Santos da Rocha

Prof. Dr. Ewerton Helder Bentes de Castro

Profa. Dra. Janete Maria Rebelo Vieira

DIRETORES, COORDENADOR ACADÊMICO E COORDENADOR ADMINISTRATIVO

Gestão

Diretora

Coordenadora Acadêmica

Coordenadora de Ensino de Graduação

Coordenadora Administrativa

 

2007 a 2011

Profa Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo                            

Profa. Dra. Nikeila Chacon de Oliveira Conde

Profa. Dra. Flávia Cohen Carneiro Pontes

TAE Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira

 

 

2012 a 2015

Profa. Dra. Nikeila Chacon de Oliveira Conde

Profa. Dra. Flávia Cohen Carneiro Pontes

Profº Drº Emílio Carlos Sponchiado Junior

Profa. Dra. Tânia Cristina Chicre Alcântara de Brito

TAE Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira

 

2016 a 2019

Prof. Dr. José Eduardo Gomes Domingues              

Profa. Dra. Carina Toda

Prof. Dr. Ary de Oliveira Alves Filho

TAE Benigno de Souza Santos Junior

 

 SECRETÁRIOS DE CURSO:

Helvécio Nogueira

Lana de Lis de Borborema Blach

Guataçara Martins

Edna Maria Machado de Aragão

Valdenice Brasil

Valder Gurgel Lima

Julio Roberto Barros Filho

Ezequiel dos Santos Brasil

Benigno de Souza Santos Junior

Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira

 

 PROFESSORES EFETIVOS

  1. Drª Aida Renée Assayag Hanan;
  2. Drª  Adriana Corrêa de Queiroz;
  3. Drª Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath;
  4. Pós-Doutora Ângela Delfina Bittencourt Garrido;
  5. Drª Andrezza Lauria de Moura;
  6. Drº Ary de oliveira Alves Filho;
  7. Drª Carina Toda;
  8. Drº Celso Tinoco Cavalcante;
  9. Dra. Cláudia Andrea Corrêa Garcia Simões;
  10. Dr. Daniel Lungareze;
  11. Dr. Emílio Carlos Sponchiado Junior;
  12. Dr. Erivan Clementino G. Junior;
  13. Dr. Eudes Francisco da Silva Cunha;
  14. Dra. Flávia Cohen Carneiro Pontes;
  15. Dr. Giorge Pessoa de Jesus;
  16. Dr. Gustavo Henrique D. Pimentel;
  17. Dra. Janete Maria Rebelo Vieira;
  18. Dr. José Eduardo Gomes Domingues;
  19. Dr. Juliana Vianna Pereira;
  20. Dr. Leandro de Moura Martins;
  21. Dra. Luciana Mendonça da Silva;
  22. Pós-Doutora Maria Augusta Bessa Rebelo;
  23. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;
  24. Msc Miriam Raquel Ardigó Westphal;
  25. Dra. Nikeila Chacon de Oliveira Conde;
  26. Dra. Patrícia Pinto Lopes;
  27. Dra. Pollyanna Oliveira Medina;
  28. Dra. Simone Assayag Hanan;
  29. Drª Suzana Goya;
  30. Dra. Tânia Cristina Chicre Alcântara de Brito.

PROFESSORES SUBSTITUTOS

  1. Álvaro Hafiz Cury;
  2. Juliana Maria Souza de Oliveira;
  3. Luciana Rocha Strieder;
  4. Maria Cecília Caldas Giorgi;
  5. Monyk Braga de Camargo.

PROFESSORES VOLUNTÁRIOS

  1. Adriano Carvalho do Nascimento;
  2. Luana Pontes Barros Lopes;
  3. Nuria Castello Branco Martins;
  4. Roberto Luiz de Menezes Martinho.

 

PROFESSORES QUE FIZERAM PARTE DO QUADRO DOCENTE

Alfredo Augusto da Matta; Álvaro de Castro Gonçalves; Álvaro Guimarães Maia, Anchises Cabral Raposo da Câmara; Antonio Prudêncio de Lima; Arlindo Frota; Astrolábio Passos; Djalma Batista; Ewerton Helder Bentes de Castro; Egas Carlos Duarte; Flávio de Castro; Galdino Martins de Souza Ramos; Gentil augusto; Airton Costa; Alberto Mesquita de Alcântara; Altevir Martins Costa; Antonio Carlos do Carmo;Antonio Sérgio da Costa; Arnaldo Ramos de Oliveira; Cromwell Vasconcelos Padilha; Elizeu Zorrilha Cardoso Gomes; Geraldo Augusto Chiapnotto; Haro Ferreira de Oliveira; Humberto Lopes do Nascimento; Ila José Lima Lopes; Joacy Silva Saraiva; João Batista Filgueiras de Noronha; José Antonio Nunes de Melo; Max Eduardo Barroso de Amorim; Janaína Silva Martins Humberto, José Carlos Soares Maia; Jeconias Câmara, José Jorge M. Aucar; José Stalin de Andrade; Juçara Jardine Guerra Marcelice; Luiz Olavo Ferreira Montenegro; Maria das Graças Marrocos de Oliveira; Maria Helena Alves Fernandes; Maria Ierecê Tavora de Albuquerque Taveira; Nazadir Sapucaia; Nícia Marques de Almeida Oliveira Lima; Regina Lúcia Caldowell Ribeiro; Terezinha de Jesus Colares de Carvalho Paiva, Ricardo José Torquato de Paiva; Samuel Isaac Aguiar; Sandra Maria Nunes de Melo; Sergio Antonio de Freitas Fortes; Sérgio Bier; Tânia de Miranda Chicre Alcantara; Valter Serrão Piccinini; Paulo Jacob São Thiago; Waldemar da Costa Gonçalves Filho (verificar);  Vania Maria A. Fortes;Max Eduardo Barroso de Amorim, Ewerton Helder Bentes de Castro.

 

PROFESSORES FALECIDOS

Geronymo Ribeiro; Jair Machado Santos da Rocha; João Antonio da Silva; João Lúcio P. Machado; João Luiz Ribeiro Mendonça; João Ricardo Gomes de Araújo; João de Oliveira Freitas; Jorge de Moraes; José augusto de Magalhães; José Francisco de Araújo Lima; Lauro Evangelista Cavalcante; Luiz de Melo França; M. J. Ribeiro Cunha; Manoel V. de Berredo; Mário Augusto Pinto de Moraes; Milton Sapha Kizen; Raymundo Sá Antunes; Rodolfo Cavalcante de Souza, Sebastião Barroso Nunes, Sebastião de Souza Filho; Turiano Meira; Virgílio Ramos. Wellington Hernani Sampaio Callado. Eucymar de Souza Bittencourt. José Florentino dos Santos; Francisco Floro Uchôa; Agnelo Bittencourt Neto; Cristovão de Magalhães Gomes.

PROFESSORES SUBSTITUTOS E VOLUNTÁRIOS

                        Nos últimos anos, o Curso de Odontologia tem participação em suas atividades de ensino de Professores Substitutos e Voluntários. Assim, manifestamos nossos especiais agradecimentos aos que contribuíram e atualmente continuam transmitindo aos nossos alunos um dos bens mais preciosos: O conhecimento.

                       

PROFESSORES DO CICLO BÁSICO E DEMAIS ÁREAS

                        Ao longo de sua história, o Curso de Odontologia possui em sua estrutura curricular disciplinas ofertadas pelos Institutos de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências e Letras e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Assim, manifestamos a todos os professores nosso agradecimento pela dedicação.

 

O quadro de TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS da Faculdade de Odontologia é composto por 22 servidores:

Administrador – 01 (um)

Assistente Administrativo – 09 (nove)

Técnico de Enfermagem – 01 (um)

Técnico de Radiologia – 01 (um)

Técnico de Informática – 01 (um)

Técnico de Laboratório – 02 (dois)

Assistente Social – 01 (um)

Auxiliar de Consultório Dentário – 03(três)

Auxiliar Administrativo – 01 (um)

Serviço de Limpeza – 01 (um)

Auxiliar de Laboratório – 01 Um)

 

 

Técnicos-Administrativos Ativos (2017)

  1. Arlete da Silva Ribeiro;
  2. Benigno de Souza Santos Junior;
  3. Caroline Lacerda Costa;
  4. Daniel Robert Castro da Silva;
  5. Elaine Runa de Barros;
  6. Flaviana Miranda da Silva de Sá;
  7. Francisca da Silva Araújo;
  8. Íris Delmar de Oliveira;
  9. Josué Teixeira de Freitas;
  10. Leonice Soares da Silva;
  11. Lindomar Freitas de Farias;
  12. Luiz Alberto Moraes Cruz;
  13. Márcio Nogueira de Oliveira;
  14. Manoel Silva de Aquino;
  15. Paulo Eduardo Pereira Lima;
  16. Pedro Paulo Valente Mateus;
  17. Raimundo Rosas Lira;
  18. Rodrigo de Sousa Marques;
  19. Ronaldo Vitoriano Bastos;
  20. Ronilda da Costa Otero;
  21. Rozilene Guadalupe Lima de Oliveira;
  22. Vanessa de Paula Costa.

 

Técnicos Administrativos e Assistenciais que prestaram serviço no Curso de Odontologia

Terezinha Guimarães Costa,Ailza Vilaça Pereira, Maria Diva Camurça de  Menezes, Augusto Vaci de Souza Craveiro, Joana DarcNogueira; João Jurema Cruz de Oliveira, Lázaro de Oliveira Basílio, Antonio Natal Afonso; Maria Delmair de Souza Bezerra; Marlene Queiroz dos Santos, Raimundo Miranda Salles, Rosineire Nascimento Aragão Valdenice Brasil, Paulo Oberto dos Anjos Feitosa, Hilde de Araújo Filho; Ernesto Lourenço; Karla Nogueira; Alice das Neves Fernandes;José Santana de Souza, Maria de Lourdes Braga Castelo Branco, José Luiz da Silva Trindade;Vera Lúcia Mussa Dib, Danilo Pires,  Lizete de Souza Oliveira, Milton Farias Felix, Ronaldo Pontes Ferreira, Jeane Delize G. da Silveira, Edna Maria Machado, SuzetePires, Francisco Ézio Viana de Oliveira,Francisco Lima Lemos, Flávia Natalia Rosas Martins (à disposição) Arminda Mourão (à disposição)Marilúcia dos Santos Silva,Adib da Silva Atem, Jarlyson Ramos, Ednelza Maria Moraes, Maria das Graças Silva Melo Maria das Graças Louzeiro, Raimunda NonatoCastro Sampaio, Alvaro de Souza,  Marlene Guedes de Oliveira, Elisa Mara Pereira da Costa, Lenilson da Silva, Ritaclay Marques Peres; Julio Roberto Barros da Silva, Issac Penafort, José Geraldo Pinheiro de Souza, Edna de Fátima Reis; José Humberto Duarte Arnold. Leopoldino Lourenço Araújo da Silva,Karla Regina Nogueira; Raimundo Nonato da Cunha Azevedo, Orivan Albuquerque de Oliveira Petronio Silveira Quintelo; Francisco Nobrega;  Raimundo da Glória Pereira, Ana Maria Mesquita de Alcântara; Maria Aparecida Granda, Maria Auxiliadora Barbosa Ferreira; Aurimar Gonçalves Lima, Maria Rosineide Cerdeira Carvalho, Luiz Antonio Cardoso de Oliveira, Edna Viana de Oliveira, Juarez de Carvalho Botelho, Jonas Araújo; Maria do Perpetuo Socorro da Silva Picanço; Maria das Dores Carneiro da Cruz, Ezequiel dos Santos Brasil; Francisco das Chagas Silva, Sara Santos da Costa, Antônio Guedes de Oliveira.

 

Falecidos

Luiz Farias Tavares; Ivete Rebouças do Nascimento; José Carlos da Silva e Souza; Maria Eugênia Lahan de Andrade; Ernestina Araújo de Souza; Maria Cariné Oliveira Tetenge; Maria Ocirema de Souza Canizo; Aluízio de Oliveira Guedes; Evanildo da Silva Uchôa; Idalécia Pacheco.

 

CURRICULO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS - REGIME SERIADO) – 1966/1973

1º ANO – Anatomia Geral, Dental e Topografia da Cabeça, Bioquimica, Histologia, Embriologia, Citologia e Genética Humana, Microbiologia, Materiais Dentários; 2º ANO – Fisiologia, Patologia Geral, Dentística Operatória, Farmacologia e Terapêutica, Propedeutica Clínica e Semiologia, Patologia Buco-Maxilo-Facial; 3º ANO – Clínica I, Prótese Dentária, Higiene e Odontologia Social, Odontopediatria, Ortodontia; 4º ANO – Clínica II, Cirurgia Odontológica e Buco-Maxilo-Facial, Deontologia e Odontologia Legal, Prótese Dentária.

                        Após a Reforma Universitária foi implementado nos currículos plenos das disciplinas, o critério de regime de créditos com carga horária da seguinte forma: 01 (um) Crédito Teórico, corresponde a 15 (quinze horas/aula frente aluno e; 01 (um Crédito Prático, corresponde a 30 horas/aula frente aluno.

Matriz Curricular Atual

                        A matriz curricular de Graduação em Odontologia do momento está sendo aplicada, versão 2012/1, Versão Atualizada pós-ajuste 2013. O aluno para integralizar e obter o grau de Cirurgião Dentista, precisa cumprir 10 (dez) períodos letivos semestrais, com carga horária obrigatória de 3885 horas, 182 créditos, 100 horas de atividades acadêmico-científico culturais e 60 horas de disciplinas optativas.

                        A FAO possui o Núcleo Docente Estruturante - NDE que tem como função acompanhar, avaliar e planejar as modificações curriculares visando a melhoria do currículo bem como a qualidade do profissional formado. Realiza anualmente as Semanas Pedagógicas, atividade dinâmica que apóia e orienta o Corpo Docentes quanto ao melhor uso de recursos didáticos pedagógicos.

                        A formação do Profissional de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas: “Estabelece que o Profissional de Odontologia, seja um Profissional Generalista com sólida formação técnica-científica, humanista e ética, orientada para a promoção da saúde, procedimento e prevenção de doenças bucais prevalentes, estando capacitado a desenvolver suas atividades quer no ambiente público, quer no privado, atendendo à população da capital e do interior do Estado do Amazonas e de outros Estados da Federação, interagindo com essa sociedade, colocando em prática a relevância social da Odontologia.”

Elenco de Disciplinas Obrigatórias:

Patologia II

Patologia III

Prótese III – removível

Português Instrumental

Inglês Instrumental

Língua Brasileira de Sinais B

Radiologia Crânio-Facial

Tópicos Especiais em Odontologia

Práticas Clínicas Avançadas

Odontologia do Trabalho

Genética,

 Bioquimica

Biologia Celular e Molecular

Introdução à Odontologia

Saúde Bucal Coletiva I

Metodologia da Pesquisa em Saúde

Fundamentos de Anatomia Humana

Parasitologia

Micologia

Microbiologia

Fisiologia

Saúde Bucal Coletiva II

Histologia e Histogênese

Anatomia de Cabeça e Pescoço

 Farmacologia I

Imunologia Básica

Bioestatística

Patologia Geral

 Anatomia e Escultura Dental

Histologia e Embriologia Especial

Estomatologia clínica

Psicologia Aplicada a Odontologia

Pré-Clínica I

Clínica Integrada I

Saúde Bucal Coletiva III

Pré-Clínica II

Clínica Integrada II

Saúde Bucal Coletiva IV

Saúde e Sociedade – Seminários Interdisciplinares I

Pré-Clínica III

Clínica Integrada III

Clínica Odontológica Infantil I

Pré-Clínica IV

Clínica Integrada IV A

Clínica Odontológica Infantil II

Clínica Integrada IV B

Trabalho de Conclusão de Curso I

Orientação Profissional e Odontologia Legal

Saúde Bucal Coletiva V

Saúde e Sociedade – Seminários Interdisciplinares II

Trabalho de conclusão de Curso II

Saúde Bucal Coletiva VI

                        Além do Curso de Graduação, a Faculdade de Odontologia também exerce o importante papel na Educação Continuada, através de Cursos de Curta, Média e Longa Duração, em nível de Atualização, Aperfeiçoamento, Especialização e Mestrado. A JOFAM – Jornada Odontológica da UFAM,  tem sido evento de Atualização de grande importância para o Curso de Odontologia, com a participação de representativo numero de profissionais e acadêmicos e renomados palestrantes locais, nacionais e internacionais.

  1. CURSO DE ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

                        Primeiro Curso Oferecido na região norte do país devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Coordenador: Prof. Dr. Jair Machado Santos da Rocha

  1. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CLINICA INTEGRADA - 2010

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Flávia Cohen Carneiro Pontes

Objetivo Geral: O aluno deverá estar apto a diagnosticar a condição de saúde bucal do paciente, planejar e executar tratamento odontológico com vistas à alta clínica, envolvendo procedimentos integrados de Dentística, Periodontia, Cirurgia, Endodontia e Prótese Fixa, âmbito da clínica geral.

  1. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA ORAL MENOR

Coordenador: Profº Drº Giorge Pessoa de Jesus

  1. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – Anos:  2003-2006

Objetivo Geral: Capacitar o Cirurgião Dentista para desempenhar atividades na área de Planejamento e Administração de Serviços de saúde bucal, integrando-os aos demais profissionais do setor de saúde.

Devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia

Coordenador: Prof. Dr. Jair Machado Santos da Rocha

  1. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA – Anos:  2008-2010

Objetivo Geral: Propiciar aos Cirurgiões – Dentistas uma visão abrangente e humanística da odontologia, visando o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos  em pacientes para devolver à estrutura dental sua integridade fisiológica e estética.

Devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

  1. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA – Anos:  2007-2008

Objetivo Geral: Capacitar o Cirurgião-Dentísta a obter conhecimentos sobre: anatomia da cavidade pulpar, instrumentos endodônticos, técnicas de instrumentação e obturação dos sistemas de canais radiculares in vitro e em pacientes.

Coordenadora:  Profa. Dra. Ângela Delfino Bittencourt Garrido

Prof.ª Drª Patrícia Pinto Lopes

  1. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA – Anos: 2005-2008

Objetivo Geral: Proporcionar ao Clínico Geral e Odontopediatra conhecimentos teóricos práticos para o diagnóstico, prevenção e tratamento das más oclusões de pacientes que apresentam dentadura decídua ou mista.

Coordenadora: Prof. Dr. Celso Tinoco Cavalcanti

 

                        Fato de relevante destaque foi a contribuição significativa dos Cursos de Especialização para melhoria da infraestrutura do Curso de Odontologia, proporcionaram a reforma dos Laboratórios de Dentística e Endodontia, Laboratório de Microbiologia Oral e do Laboratório de Ortodontia e Interpretação Radiográfica, bem como, para a aquisição de equipamentos como o Microscópio Clínico utilizado pela Endodontia.  

  1. CURSO DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA

COORDENADORES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Coordenador e Vice-Coordenadores

Período

Profª. Drª. Maria Augusta Bessa Rebelo – (Coordenadora)

Profº. Drº. Emilio Emílio Carlos Sponchiado Junior (Vice-Coordenador)

2010 – 2013

Prof. Dr. Emílio Carlos Sponchiado Junior (Coordenador)

Profª. Drª. Janete Maria Rebelo Vieira (Vice-Coordenadora) 

2014 – 2015

Prof. Dr. Leandro de Moura Martins (Coordeandor)

Profª. Drª. Juliana Vianna Pereira (Vice-Coordenadora)

2016 – 2017

 

                        A criação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFAM – PPGO – em 2012, buscou responder a uma imperiosa demanda da realidade regional que conta com apenas 2.683 doutores, correspondente a 4% no país. É grande a carência, portanto, de programas de formação de docentes e de pesquisadores na Amazônia, e esta situação agrava-se no campo da saúde, pois o número de programas de Mestrado é muito reduzido. No Estado do Amazonas, a título de ilustração, há sete cursos de graduação em Odontologia reconhecidos pelo MEC, cujos egressos possuem, doravante, uma opção para realizar o Mestrado em seu próprio estado, não necessitando mais, pois, ingressar em mestrados alheios a esta área ou, de forma análoga, se deslocar com destino à região sudeste do país.

                        O PPGO possui quatro linhas de pesquisa com as atividades já realizadas em nossa unidade e que dedicam seus trabalhos a consolidar o curso de Mestrado.  

São quatro as linhas de pesquisa ofertadas, quais sejam:

PROMOÇÃO DE SAÚDE: Compreende a produção interdisciplinar do conhecimento em promoção da saúde do indivíduo e de populações, incluindo estudos e pesquisas do processo saúde-doença em contexto sociocultural, de relações humanas, clínicas e de vigilância em saúde. Fundamenta-se no conceito ampliado de saúde e de seus determinantes socioeconômicos, epidemiológicos e culturais com o objetivo de subsidiar intervenções e reduzir morbidades da cavidade bucal, qualificando o desenvolvimento humano e promovendo a saúde e o bem-estar.

MATERIAIS ODONTOLÓGICOS (Endodontia e Materiais Restauradores): Estuda as propriedades físico-químicas e biológicas dos materiais odontológicos preventivos, obturadores, restauradores e auxiliares utilizados na reposição ou alteração da estrutura dentária.

FITOTERÁPICOS EM ODONTOLOGIA: Busca estudar as propriedades terapêuticas de produtos naturais, com finalidade profilática, curativa ou para fins de diagnóstico por meio de modelos experimentais que envolvem avaliação da atividade antimicrobiana, biocompatibilidade, toxicidade, identificação de bioativos e suas propriedades físico-químicas.

ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO e TRATAMENTO DAS DOENÇAS BUCAIS: Estuda os aspectos epidemiológicos, clínicos, microbiológicos, moleculares, diagnósticos e de tratamento das doenças do complexo buco-maxilo-facial.

                        Na última avaliação trienal, operada em 2012, o programa, que tinha apenas 1 ano de funcionamento, foi mantido com nota três. No período de 2013 até 2015, o programa estabilizou no número de docentes. A entrada e saída de alunos são homogêneas, as defesas estão ocorrendo em um prazo médio de 24 meses, a produção intelectual do programa esta crescendo e melhorando sua qualificação. Tanto o é que, nestes três últimos anos, a produção científica de artigos em periódicos foi de 57 artigos internacionais, média de 19 ao ano.

Experiências inovadoras

a) De Inovação Tecnológica

                        O grupo de Pesquisa de Fitoterapia vem desenvolvendo desde 2008, 03 projetos financiados pelo Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq visando o desenvolvimento de bioativos amazônicos na Odontologia, abrangendo duas frentes de trabalho: Copaifera multijuga e Libidibia ferrea. Estes projetos permitiu montar o Laboratório de Microbiologia Oral  com aquisição de vários equipamentos, bem como a produção de várias dissertações, artigos e outras produções científicas.

 b) De Formação

                        Em 2014/2015, foi iniciado, por meio de oficinas práticas, uma experiência de ensino na área de Pesquisa Clínica envolvendo todas as linhas de pesquisa do programa. Hoje, temos 8 mestrandos, cada um acompanhado por seu orientador e por alunos de PIBIC, realizando suas dissertações na área de pesquisa clínica.  Foram 9 projetos aprovados pelo CEP e com a parte experimental já em andamento e um terminado que foi publicação no periódico Clinical Oral Investigation.

 

INTERCÂMBIOS E PARCERIAS NACIONAIS 

FIOCRUZ - A UFAM mantém convênio de cooperação técnica e acadêmica com o Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane - FIOCRUZ –, com uma parceria consolidada no mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, dotado de Conceito Capes 4, com participação de três docentes do PPGO como membros externos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB E FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA/FOAR UNESP - A UFAM mantém parceria desde 2008 com a UFPB e colaboração científica desde 1996 com a  FOAr/ UNESP nos Projetos de pesquisa com financiamento com o CNPq que subsidia as pesquisas realizadas no Curso de Mestrado pelo Grupo de Fitoterapia na Linha de Pesquisa de Fitoterapia em Odontologia.

A Universidade Federal do Amazonas por meio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na Gestão da Profa. Dra. Márcia Perales Mendes Silva através de Edital junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal CAPES realizou um convênio de Cooperação e Intercâmbio com a Faculdade de Odontologia de Araraquara/FOAr UNESP UNESP- Araraquara viabilizado pelo Programa DINTER 2273/2009 (2010-2014) que titulou 08 docentes da FAO/UFAM em seus cursos de Doutorado.

Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG - O PPGO foi contemplado com o edital PECTI, da FAPEAM, e implantou uma bolsa de professor visitante sênior para o Prof. Alessandro Dourado Loguércio, da UEPG, para a instalação e desenvolvimento de um projeto de ensaios clínicos envolvendo docentes e discentes de todas as linhas de pesquisa. Estão sendo realizadas nove pesquisas clínicas por meio deste intercâmbio, envolvendo alunos e professores do PPGO, além de discentes e docentes da graduação.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de Campinas CTI - O PPGO realizou em 2014 e 2015 a parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de Campinas (CTI) na pessoa do pesquisador PEDRO NORITOMI por meio da aprovação de um EDITAL na FAPEAM para custear os deslocamentos necessários para que o projeto pudesse ser realizado. Desta parceria, foram realizadas duas dissertações de mestrado com alunos e orientadores do PPGO, que defenderam em janeiro de 2016.

Universidade Federal Fluminense - UFF - Em 2015, O PPGO teve a possibilidade de implantar uma bolsa PNPD com a vinda do Prof. Raphael Vieira Monte Alto - UFF que realizou uma pesquisa clínica em conjunto com os professores da linha de materiais odontológicos.

Universidade Federal do Pará - UFPA - Em 2015, o PPGO fechou uma parceria com programa de Odontologia da UFPA na pessoa do Prof. Dr. Antônio David Normando para realização de projetos em conjunto na área de produtos e processos da região amazônica. Além disso, o referido docente ministrou a disciplina de Bioestatística para nossos alunos em 2015.

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SHEFFIELD - UK:

                        Em 2014 e 2015, a Prof.ª Dr.ª Maria Augusta Bessa Rebelo iniciou, pelo Ciências sem Fronteiras (CNPQ), o pós-doutorado na Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Oportunidade na qual foi orientada pelo diretor de pesquisa da universidade de Sheffield, Prof. Peter Robinson na área de Saúde Pública Dental.

                        Desta parceria também se consolidou o credenciamento como colaborador no PPGO do Professor Mario Vianna Vettore, também professor da Universidade de Sheffield, para a orientação de um aluno em nosso programa a fim de consolidarmos a parceria com a linha de promoção de saúde. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página