Professores da FAO participam da 59ª Reunião da ABENO em Belo Horizonte
A 59ª Reunião anual da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico) aconteceu de 09 a 12 de julho no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Com o tema: "Educação Odontológica por agravos nas fases de vida - os desafios para a implementação das matrizes curriculares na perspectiva das DCN", a Reunião teve participação expressiva de professores da FAO-UFAM, da UEA, e de outras instituições de ensino superior do Amazonas.
No terceiro dia do evento, o professor Erivan C. Gualberto Júnior foi um dos conferencistas da mesa-redonda “Implementação das novas estruturas curriculares na perspectiva das DCN – Desafios em IES Públicas e Privadas”, um dos temas centrais desta 59ª Reunião apresentados entre as atividades principais do evento. O professor Erivan Gualberto relatou a experiência de 12 anos de integração curricular e apresentou o caminho percorrido pela FAO-UFAM no seu processo de construção da nova proposta de currículo a fim de adequação às DCN. Segundo o professor Erivan Gualberto, “foi gratificante apresentar nacionalmente a nossa experiência de integração curricular e nossa trajetória no processo de adequação as novas DCN, sabendo que o trabalho desenvolvido aqui na FAO pode influenciar positivamente outras instituições do país”.
Outras contribuições importantes de professores da FAO-UFAM foram a participação da professora Flávia Cohen como relatora da Oficina: Consensos da ABENO e LAOHA sobre Agravos em Saúde Bucal - Cárie Dentária, Doença Periodontal e Câncer Bucal. A docente faz parte do grupo de professores responsáveis por desenvolver o primeiro consenso para o ensino da cárie em cursos de graduação em odontologia no Brasil. Segundo a docente, “um ensino da cárie valorizado, fortalecido e integrado ao longo do curso de graduação, favorece à formação de um profissional capaz de promover a saúde de indivíduos e populações”.
“Participar da 59ª reunião da Abeno, em Belo Horizonte, foi de grande importância para a nossa Unidade FAO, onde foram discutidos temas relacionados a Educação Odontológica por agravos nas fases de vida, desafios para a implementação das matrizes curriculares na perspectiva das DCN, trazendo novos conhecimentos para serem implementados”, afirmou o professor Thyago Campos Leite, atual coordenador do curso de Odontologia, que representou as atividades de extensão desenvolvidas na FAO com a apresentação dos trabalhos: “Escuta compassiva: rede de apoio aos acadêmicos da saúde” e “De mãe para filho: saúde bucal nos 1.000 dias de vida”.
Abeno 2025
Na Assembleia Geral da reunião, os professores Erivan Gualberto e Thyago Leite (FAO-UFAM), Shirley Passos e Fabíola Chuí (UEA) apresentaram Manaus como candidata a sede da 60ª Reunião da ABENO em 2025. Após defesa da candidatura, com explanação de motivos e apresentação de vídeo institucional, Manaus foi aclamada como sede para da Reunião ABENO no próximo ano, num evento que terá como co-anfitriões os cursos de Odontologia da UFAM e UEA, numa organização conjunta que contará com outras instituições do ensino superior em Odontologia de Manaus, além do CRO-AM. Segundo o professor Erivan Gualberto, “a Reunião de 2025 em Manaus será um momento de intensa troca de experiências e protagonismo para o ensino da Odontologia do Amazonas”. A 60ª Reunião da ABENO terá como tema principal “Protagonismo estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em Odontologia”, e acontecerá de 15 a 18 de julho de 2025, em Manaus.
Redes Sociais