Reunião do Condir é marcada pela posse do novo conselheiro
A reunião do Conselho Diretor da Faculdade de Odontologia aconteceu em 21 de março e foi marcada pela posse do novo conselheiro, coordenador do Curso de Graduação – Thyago Leite Campos de Araújo.
Acerca dos informes, a Coordenação Acadêmica ressaltou que encontra-se em andamento o processo seletivo para contratação de professor substituto, vaga de Saúde Bucal Coletiva. Retornaram de licença para tratamento de saúde as professoras Ângela Alanis Garrido e Miriam Raquel Ardigó Westphal. Além disso, a Coordenação Acadêmica informou que será agendado uma reunião com o corpo docente antes do retorno das aulas, período 2024.1, para alinhamento e principalmente para verificar a questão da biossegurança da unidade junto a todos os seguimentos.
A Coordenação Administrativa informou com pesar a morte do servidor aposentado Pedro Paulo Valente Mateus, do qual registra-se os agradecimentos pelos bons serviços prestados a toda comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia. A Coordenação Administrativa destacou ainda que entraram em exercício dois novos servidores Técnicos Administrativos em Educação, sendo: Manuella Oliveira de Souza e Paulo Vinicius Pacheco Costa.
A Coordenação do Curso de Graduação em Odontologia destacou que encontra-se em andamento a realização de defesas de Trabalho de Conclusão de Curso e que foi definido o calendário de provas finais do semestre em andamento.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia informou que iniciou o período letivo em 18 de março, com três turmas, sendo: duas turmas de mestrado e uma turma de doutorado.
O representante discente do curso de graduação ressaltou que o ar-condicionado do Centro Acadêmico do Curso de Odontologia recebeu as devidas manutenções e encontra-se em pleno funcionamento.
A Direção informou que houve uma reunião com o Departamento de Assistência Estudantil para retomada das tratativas a respeito da viabilidade de atendimento dos discentes da UFAM nas clínicas da Faculdade de Odontologia. Na reunião foi esclarecido que a FAO é uma unidade de ensino e não assistencial. A Direção destacou ainda que foi apresentado o ensalamento das disciplinas de graduação, mostrando que as clínicas de aplicação das práticas são salas de aula, sendo uma atividade de ensino, ficando notório a impossibilidade de destinar um dia específico somente para atendimento das demandas do DAEST. Ainda na reunião, ficou acordado que a FAO receberá uma lista de alunos assistidos pelo DAEST, que serão triados e enquadrados conforme perfil de cada disciplina para o semestre 2024.1 e 2024.2. Com relação ao orçamento, foi aprovado o planejamento orçamentário da UFAM, sendo cerca de oito milhões de reais. Para Faculdade de Odontologia foi destinado um valor de aproximadamente 160 mil reais, alocado para manutenção dos equipamentos odontológicos, ressaltando que o valor destinado não cobrirá os valores referente as respectivas manutenções, tendo como base o processo, em elaboração, do novo contrato de manutenção que custará em torno de 300 mil reais. No plano não há valor para investimento e para despesas discricionárias, para toda UFAM, será destinado cerca de 600 mil reais. O planejamento orçamentário da UFAM é muito restrito e limitado, mas é um planejamento que permite o diálogo junto a gestão superior.
A Direção destacou ainda o resultado de muito esforço das equipes de planejamento da contratação da FAO: a unidade recebeu materiais de consumo com alto padrão de qualidade e oito fotopolimerizadores. Ainda durante o momento de informes na reunião do Condir, a Direção ressaltou que uma comissão do Conselho de Administração está trabalhando nos critérios de distribuição das dez vagas para professor do magistério superior que o Ministério da Educação destinou para UFAM e está sendo analisada uma fórmula para aplicação em todas unidades. A Direção finalizou avisando que a portaria de 2017 da Comissão de biossegurança irá ser reformulada.
Redes Sociais