Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FAO realiza Oficina de Escuta Terapêutica para alunos da saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FAO realiza Oficina de Escuta Terapêutica para alunos da saúde

  • Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 14h59
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 15h44

A II Oficina de Escuta Terapêutica da FAO ofertada como Proposta de Fluxo Contínuo – Custo Restrito, pela Pró-reitoria de Extensão da UFAM, teve início em 1º de março. O objetivo principal da oficina é treinar as habilidades de escuta e de comunicação terapêutica, em acadêmicos de graduação da área da saúde. Ao final da oficina, os participantes deverão compreender a importância de uma comunicação efetiva entre o profissional de saúde, equipe de trabalho, paciente e familiares, para o cuidado em saúde; conhecer os principais conceitos relacionados à comunicação terapêutica; reconhecer os códigos de linguagem não verbal e saber utilizá-los conscientemente, para o desenvolvimento de uma maior empatia nos cuidados em saúde e compreender as diferentes estratégias de comunicação terapêutica e analisar situações e contextos clínicos em que elas possam ser empregadas.

Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, na Faculdade de Odontologia. Nesta segunda edição participam 32 alunos da UFAM, Uninorte, Fametro e Nilton Lins, de diferentes áreas da saúde, sendo 71,9% de Odontologia, 21,9% de Enfermagem e 6,3% de Medicina.

A oficina é realizada em cinco encontros presenciais, de quatro horas cada, perfazendo uma carga horária total de 20 horas. Em cada um dos encontros, ocorre uma primeira parte teórica, com exposição do assunto a ser tratado, seguida de uma parte prática, com uso de variadas dinâmicas para o treinamento e reflexão sobre o tema estudado. Os encontros presenciais acontecem na Faculdade de Odontologia da UFAM, de acordo com o cronograma de execução:

1º ENCONTRO: a importância da comunicação na formação dos profissionais de saúde;

2º ENCONTRO: linguagem não verbal e o cuidar;

3º ENCONTRO: estratégias de comunicação terapêutica;

4º ENCONTRO: desafios à comunicação;

5º ENCONTRO: Roda de conversa com profissionais de saúde empáticos – suas trajetórias formativas, motivações e experiências.

A Escuta Terapêutica conta com a organização dos professores Flavia Cohen Carneiro Pontes, Nikeila Chacon de Oliveira Conde, Thyago Leite Campos de Araújo e da Psicóloga Adenilda Arruda.

 

 

Escuta Terapêutica 

As habilidades de comunicação são requisitos fundamentais para o bom exercício profissional na área da saúde, e têm sido estabelecidas como essenciais na formação do profissional de saúde. Oficinas, treinamentos e workshops são recursos eficazes no desenvolvimento dessas habilidades, fortalecendo o respeito, a compreensão, a capacidade de ouvir e a sensibilidade do profissional de saúde. Desta forma, esta segunda oficina para o treinamento da escuta terapêutica está sendo ofertada, no ano de 2024, aos acadêmicos da área da saúde de cursos da UFAM, aberto a outras instituições de ensino, com o objetivo de aumentar o conhecimento e desenvolver as habilidades de comunicação nesses futuros profissionais. A oficina é desenvolvida através de cinco encontros presenciais, perfazendo a carga horária total de 20 horas, onde são apresentados e discutidos os conteúdos teóricos básicos relacionados à comunicação e as técnicas de escuta terapêutica. Cada encontro tem uma parte teórica seguida de uma parte prática, com uso de variadas dinâmicas para o treinamento e reflexão sobre o tema estudado. A avaliação dos alunos e da oficina é realizada por meio da participação dos mesmos nos encontros, de auto relatos e da resposta antes e após a oficina a um instrumento avaliativo. Os acadêmicos que frequentam, no mínimo, quatro encontros e que participam dos auto relatos e avaliações, recebem certificação pela PROEXT.  

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página