Atendimento humanizado na área de saúde é abordado durante encerramento da Oficina de Escuta Terapêutica
A Faculdade de Odontologia, por meio do Projeto de Extensão Saúde, Bem-estar e Espiritualidade realizou nos dias 01, 08, 15, 22 de março e 05 de abril a II Oficina de Escuta Terapêutica voltada para alunos da Área da Saúde.
No encerramento da atividade, ocorrido no dia 05 de abril, a oficina recebeu como convidadas as doutoras Natasha Leitão, cirurgiã-dentista especialista em DTM e dor crônica; Alessandra Pereira, médica psiquiátrica e Cecília Granjeiro, neurocirurgiã para uma Roda de Conversa com os participantes da Oficina onde foi possível dialogar sobre as experiências vividas pelas profissionais convidadas durante sua vida profissional, evidenciando a importância do desenvolvimento da habilidade de Escuta Terapêutica para o melhor atendimento humanizado dentro da área da Saúde.
A cirurgiã-dentista Natasha Leitão ressaltou a importância de fazer tudo com dedicação e amor, olhando o outro de forma integral, buscando conhecer o indivíduo que é seu paciente e assim, colaborar para o restabelecimento da sua saúde.
Da mesma forma, a médica psiquiátrica Alessandra Pereira trouxe suas experiências desafiadoras, em que o sistema de saúde, serviço e pessoal, por vezes, dificultam a execução das atividades de forma integral e humanizada. Mas que essas situações não podem impedir o exercício profissional dentro da essência que é, o de cuidar do outro de forma humana, sensível e integral.
A neurocirurgiã Cecilia Granjeiro trouxe pontos relevantes para discussão, desde a sobrecarga de trabalho, a luta por espaço dentro dos serviços de saúde, a necessidade permanente durante o início de carreira de estar reafirmando seu papel como profissional, bem como, seu trabalho quanto a orientação de sua equipe para manter uma conduta humana e empática para com os pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.
O encerramento da II Oficina contou com a presença das coordenadoras do Projeto, professoras doutoras Flavia Cohen Carneiro Pontes e Nikeila Chacon de Oliveira Conde, dos colaboradores professores doutores Thyago Campos e Adenilda Arruda, alunos inscritos e demais convidados da FAO.
Redes Sociais