Histórico da Faculdade de Odontologia da UFAM

 

A primeira experiência universitária considerada bem sucedida em nosso país ocorreu no Estado do Amazonas com a fundação da Escola Livre de Manaós a 17 de Janeiro de 1908, em substituição à Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas, e que passou a denominar-se a partir de 13 de julho de 1913 de Universidade de Manáos.

 

Vários cursos foram instalados de forma regimental em 15 de março de 1910, dentre estes encontramos os cursos de pharmácia e odontologia, sendo que este último possuía duração anual, tendo sido diplomados 10 alunos em 1910; 04 em 1912; 04 em 1913 e 02 em 1914.

 

O estudo prático das matérias componentes do curso de Odontologia eram realizados em gabinetes odontológicos dos professores e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, fato esta modificado quando da inauguração dos Laboratórios de Prótese e Clínica Odontológica. Somente o necrotério da Santa Casa continuou a ser utilizado para ensino prático de Anatomia.

 

A instituição era mantida financeiramente pelos grandes produtores de borracha que montaram os cursos com equipamentos comprados na Europa. Contudo, com a crise que se abateu sobre a produção da borracha e, conseqüentemente com decréscimo do ciclo desse elemento, vários cursos tiveram de ser encerrados, permanecendo, somente, o curso de Direito.

 

Um grande interstício é verifica no que concerne ao ensino superior no Amazonas, e nesse ínterim, para a formação de novos profissionais na área de Odontologia havia a necessidade de deslocamento para outros centros.Esse processo ocorreu até a criação da Universidade do Amazonas.

O curso de odontologia da Universidade Federal Amazonas foi criado em 1966, através da resolução nº 4069-A, de junho de 1962 e reconhecido em 1973, através do decreto Nº 71768, de 26 de janeiro de 1973. Primeiramente funcionava no prédio da escola Nilo Peçanha e, posteriormente, foi transferida para o bairro de aparecida quando iniciou o curso de Farmácia e Odontologia da Universidade do Amazonas, onde as aulas teóricas eram ministradas, ficando o Ambulatório Araújo Lima como o ambiente onde foi inicialmente montado um consultório e ali ministradas as aulas práticas.

O ano de 1980 trouxe transformações para o curso de Odontologia, houve o desmembramento do curso de farmácia e transferiu-se para o prédio atual, situado no bairro da Praça XIV de janeiro.

Neste período, foram coordenadores do Curso de Odontologia os Professores Jóse Fortunato de Oliveira, Airton Costa, Francisco Uchoa, Benedito Taveira dos Santos, João Luiz Ribeiro Mendonça, Alberto Mesquita de Alcântara, Cromwell Vasconcelos Padilha, José Stalin de Andrade, Maria das Graças Marrocos de Oliveira, Antônio Sergio Costa, Maria Helena Alves Fernandes, Eudes Francisco da Silva Cunha, Éwerton Helder Bentes de Castro, Fábio José Tenório Neves sendo o último, a Profª. Drª. Maria Fulgência Costa Lima Bandeira, no período de 2002 a setembro de 2007.

Em 25 de julho de 2007, o Magnífico Reitor Profº Drº Hidembergue Ordozgoith da Frota, no uso de suas atribuições estatutárias aprovou o desmembramento da Faculdade de Ciências da Saúde/FCS-UFAM, constituída pelos cursos de Farmácia, Odontologia e/ Medicina, através da Resolução nº. 074/2007, do Conselho Universitário. Desta forma, a nova Unidade Faculdade de Odontologia, vem deste então, funcionando dentro do que rege a Resolução nº. 008/2007, CONSAD, a qual Regulamenta o funcionamento das novas Unidades Acadêmicas, seguindo o modelo adotado nas Unidades localizadas fora da Sede Manaus.

Buscar