Banco de Dentes Humanos

 

Nome da atividade: Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da UFAM;

 

1. Tipo: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX);

 

2.Período de duração da atividade: Agosto de 2011 a Julho de 2012; (Obs.: Foi solicitado junto a PROEXTI  renovação por mais um ano)

 

3.Local de Realização: Faculdade de Odontologia da UFAM;

 

4. Público Alvo: Comunidade FAO (Professores, alunos e pacientes atendidos nas clinicas das instituição)

 

5.Resumo:

A população brasileira ainda esta a mercê de profissionais ilegais ou despreparados que realizam extrações dentais desnecessárias visando apenas o lucro dos procedimentos clínicos e até a venda do órgão dental. Muitas vezes são extraídos dentes hígidos ou parcialmente afetados, que poderiam ser tratados e salvos, deste modo os pacientes perdem muitos elementos dentais prejudicando assim sua qualidade de vida.  Uma forma de combater este tipo de atitude seria por meio da instrução da população sobre a importância de uma boa saúde bucal e da valorização do dente como órgão do sistema estomatognático, enfatizado para o paciente que antes de aceitar um tratamento radical baseado na extração dental, ele teria o direito de escolher outros tratamentos conservadores. Além disso, mesmo quando a extração é necessária, tanto os profissionais quanto os órgãos públicos, não descartam o dente extraído de forma correta, muitas vezes esse material é descartado no lixo comum. O ideal seria que estes dentes extraídos fossem acondicionados em um banco de dentes para minimizar a poluição biológica e desta forma até ser reaproveitado nas universidades por meio da utilização em pesquisas ou treinamentos laboratoriais. Desta forma o projeto de BANCO DE DENTES DA FAO UFAM vem colaborar para melhorar a qualidade das informações sobre o dente humano no âmbito da comunidade de Manaus, além de colocar em funcionamento o banco de dentes da FAO que já se encontra instalado na unidade acadêmica. O Projeto será avaliado por meio de um questionário apresentado para o paciente após as orientações, além de ferramentas que possibilitem a avaliação da participação dos alunos, professores e profissionais da comunidade no projeto.

 

6. Objetivos:

- Didático: o Banco de Dentes Humanos deverá suprir as necessidades pedagógicas de alunos e professores, fornecendo dentes para o treinamento laboratorial pré-clínico.

- Pesquisa: o Banco de Dentes Humanos deverá fornecer os dentes disponíveis para graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da UFAM para possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

- Biossegurança: o Banco de Dentes Humanos deverá adotar procedimentos para a eliminação da infecção cruzada na manipulação de dentes extraídos pelas disciplinas do curso ou dos dentes doados por profissionais.

 

7.Equipe:

Coordenador: Prof. Dr. Emílio Carlos Sponchiado Júnior

Coordenador Adjunto: Profa. Dra. Juliana Vianna Pereira

Acadêmica Bolsista PIBEX:  Camila Coelho Guimarães

alt

 

alt

Buscar