Abrigo Sorridente

alt

1.   Equipe

Coordenação: Pollyanna Oliveira Medina

Vice-Coordenação: Prof. Msc. Janete Maria Rebelo Vieira

 

2.    Resumo do Projeto

O abrigo Moacyr Alves - AMA, fundado em 1952, administrado pelo núcleo de amparo social Tomás de Aquino. Funciona como abrigo temporário para crianças normais vitimizadas e em situação de risco e como abrigo permanente para crianças com necessidades especiais, sendo a maioria completamente dependente e abandonada por seus familiares.

Tendo em vista a condição de dependência e a dificuldade de acesso ao tratamento odontológico, a prevenção de doenças bucais voltada à Pacientes com necessidades especiais torna-se necessária, principalmente, por apresentarem dificuldades psicomotoras que os impossibilitam de manter uma higiene bucal adequada. Diante da possibilidade de se prevenir o surgimento da doença periodontal e da cárie dentária, através do controle/desorganização do biofilme dental, por ação mecânica de escovas dentais e a utilização de dentifrício fluoretado, o desenvolvimento de um programa de educação, prevenção e motivação, com apoio dos familiares e cuidadores e quando necessário a adaptação de escovas dentais individualizadas, são condições geralmente necessárias para a ocorrência e melhora nos cuidados bucais.

O Projeto “Abrigo Sorridente” tem como objetivo a prevenção e motivação da saúde bucal de Pacientes portadores de necessidades especiais acolhidos no Abrigo Moacyr Alves. Através da identificação dos problemas individuais de higienização bucal, proporcionando uma possível melhora da saúde bucal das crianças e adolescentes da Instituição, assim como também proporcionar a capacitação dos cuidadores em relação à saúde bucal. Através da utilização do evidenciador de biofilme dental e verificação do nível de higiene bucal das crianças e adolescentes, e a partir dos resultados obtidos a adoção de medidas preventivas necessárias para o controle das principais doenças bucais.

 

3.    Objetivos

 

·        Permitir aos alunos avaliar as condições de saúde bucal das crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, identificando os problemas individuais de higienização bucal e a aplicação de medidas preventivas para o controle da cárie dentária e doença periodontal;

 

·        Transmitir aos moradores e cuidadores do Abrigo Moacyr Alves conhecimentos referentes à prática dos cuidados bucais, capacitando-os para o controle e manutenção da saúde bucal através da motivação, trabalhando em conjunto com profissionais de outras áreas que desenvolvam atividades na Instituição.

 

 4.    Ementa                                       

A ACE Abrigo Sorridente aborda a prevenção e o controle das principais doenças da cavidade bucal e a motivação, item fundamental para a implantação e manutenção de uma higiene que proporcione saúde bucal. Em acréscimo, propicia ao aluno uma visão do papel dos fatores não biológicos, especialmente desigualdades sociais e iniquidades, no desenvolvimento da cárie dental e doença periodontal.

 

 

 

alt   alt

                           alt

Buscar